Pessoas que passaram por aqui...

terça-feira, 3 de maio de 2016

Inspiração real: Preparação da mamãe Marilia para o batismo da filha Eliza.

Hoje trago pra vocês uma inspiração REAL, da Marilia e Eliza.
Conheci a Marilia em uma ala que frequentei em Santos, nossas filhas nasceram no mesmo ano, então tinha certeza que a Marilia estava caprichando em todos os detalhes como, preparação espiritual e também o dia do batismo em si.
Mandei uma mensagem pra ela, pois agora não moramos mais na mesma ala e nem cidade, e ela me passou tudo que fez com a Eliza. E como eu já suspeitava, ela caprichou em tudo.
Então segue abaixo tudo que ela fez, e que nos sirva de inspiração...

Como foi a preparação espiritual da Eliza?
Aqui na primária da minha Ala as lideres usam uma boneca e um boneco que ficam o tempo todo "sentados quietinhos" para ser os bonecos da reverencia e cada criança pode levar o boneco por uma semana para casa, e o boneco tem que participar das reuniões familiares, leitura das escrituras, orações, etc. A Eliza ama essa boneca da primária, então eu tive a ideia de fazer uma companheira de batismo pra ela, como sobrou tecido do vestido dela, minha mãe mandou fazer a boneca com o mesmo tecido do vestido que ela usou.
Sobre a preparação eu fiz o livro, montei o livro inteiro com ideias que fui pescando em diferentes lugares, sites, mas a estrutura eu que bolei, pensando na Eliza, mas serve para qualquer criança. Ela adorou fazer.


A boneca companheira de batismo.

Capa do Livro de Preparação para o Batismo.

O Livro de preparação para o batismo que a Marilia montou foi baseado em várias ideias da internet.
A Amanda do site Primariando postou no facebook  2 opções de livros, um para meninas e um para meninos, é só baixar o livro e imprimir, ou você pode fazer como a Marilia e criar um todo especial para seu filho. Segue o link do livro do site Primariando.
Livro de Batismo MENINO
Livro de Batismo MENINA

Como foi a sessão de fotos?

Sobre as fotos eu queria que ela tivesse uma lembrança especial desse dia e ela se sentiu super importante indo fazer as fotos. A fotógrafa já tinha umas ideias bem legais e eu também, queria uma foto com um varalzinho com uma foto da benção e com o vestido branco da benção. Essas fotos eu estou transformando em um fotolivro especial só do batismo.









Convites para o batismo, uma linda toalha branca e lembrancinhas...
Eu fiz um convite mais simples para os amigos da primária, amigos da escola, e um mais bonito com foto pra família e pessoas que teriam o carinho de guardar. O simples imprimi em casa usando um desses papéis que tem textura e o mais bonito mandei fazer no site Digipix.


Outra coisa que fiz foi uma toalha bordada com o nome dela e o símbolo do CTR que meu marido fez pra mim nas cores que eu queria. Essa toalha eu mandei bordar aí em Santos com uma amiga e, como ela já tem o arquivo pra máquina de bordar, já indiquei ela pra outras pessoas que quisessem fazer a toalha.
Contato da bordadeira das toalhas.
De lembrancinha eu mandei fazer "cupcakes de toalha" e usei o simbolo do CTR na saia do cupcake e coloquei um texto que eu mesma escrevi falando do simbolismo da toalha branca. Vi na net que alguns pais escreveram uma carta para a criança para dar junto com a toalha, eu achei legar transformar isso na lembrancinha.


Como foi a reunião batismal?
A reunião em si eu fiz bem simples e focada no evangelho, no Brasil temos o habito de transformar a reunião batismal em um tributo à criança e ponderando sobre isso fiz da forma correta e foquei no evangelho. Então, para o intervalo enquanto ela se trocava eu selecionei alguns videos curtos pensando nas pessoas que não eram membros e que estariam ali, usei aqueles videos que a gente usa nas aulas dos jovens, por exemplo. Além do discurso sobre os princípios do evangelho houve um momento de mensagem breve dos pais, meu marido falou sobre o batismo e escolhas e eu cantei pra ela junto com minha sogra, irmã e cunhada o hino Levanta a Cabeça es Filha de Deus. A unica coisa que eu disse foi: "De tudo o que eu poderia te dizer nesse dia o que eu quero é que você se lembre que eu cantei esse hino pra você e que possa usar as palavras dele por toda a sua vida como se tivesse sido escrito para especialmente para você" e então cantamos. Uma irmã disse para mim que sempre que um filho dela nascia ela escolhia um hino para dedicar para aquele filho, como se tivesse sido escrito para ele, e então passava a ser o hino do filho tal. Eu achei essa ideia linda, mas quando soube já tinha nascido os dois, então pensei que o batismo seria um bom momento para fazer isso. então eu escrevi no livro de batismo dela porque tinha escolhido esse hino para ela.
Nós convidamos bastante gente que não era da Igreja e foi muito legal elas terem ido e todas que vieram falar comigo ficaram impressionadas com a capela e com as coisas que foram ditas e com a mensagem dos filmes curtos do intervalo. Eu esqueci de dizer que fiz uma lembrancinha a mais para quem não era da Igreja: eu coloquei um Livro de Mórmon e alguns panfletos que os élderes que sugeriram que eram os mais adequados.

E o vestido?
eu já tinha feito o vestido branco que ela tirou as fotos quando ela ganhou um longo mais pesado para entrar na água. a ideia sobre o vestido da água é colocar um elástico na barra de cada lado, prender um botão e faze uma casa para que o vestido fique preso no pé na hora que entrar na água e não suba. Para os cabelos uma outra ideia é fazer um penteado de tranças ou outro que fique bem preso e não desmanche ao entrar e sair da água.



A Marilia também traduziu o poema dos 3 vestidos brancos, porque os que já estavam traduzidos tinham algumas coisas diferentes da letra mesmo.

Meus 3 vestidos brancos

Mamãe comprou um branco vestido, Não era vermelho ou anil. Nele há um especial sentido, Como poucos que já se viu. Já houve em outro momento, Um guardado com toda afeição, Aquele que usei há muito tempo No dia da minha benção. Pequenina e ornada com laços Ao meu primeiro vestido branco trajar Papai segurou-me em seus braços, Para dar-me um nome e abençoar. Tão pura e limpa eu era então, Com tempo para crescer e aprender Sobre o Plano de Salvação E minha glória merecer. Entre o que é certo ou errado Agora que já sei julgar, Escolho ser batizada, E meu segundo vestido branco usar.
Mais uma vez estou livre do pecado E o caminho é claro para mim: A barra de ferro segurarei com cuidado Perseverarei até o fim. Como a lama suja meu vestido Os erros mancham minh’ alma, Mas se tenho me arrependido, Sei que tornará a ser alva! Serei ricamente abençoada Se de mim der o melhor Vestida de branco serei selada Pelo sacerdócio maior. Lutarei para o caminho certo trilhar, Hoje estou aqui testificando Na hora sagrada de me batizar, Usando meu segundo vestido branco.
(Linda Gay Perry Nelson, 1993 – versão para o português: Marilia C. Assoni Cunha)

Tudo lindo e maravilhoso né?! Obrigada Marilia por compartilhar esse momento conosco!
Beijos, e até a próxima.
Sabina Benassi

4 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade de compartilhar as coisas que fiz para esse momento tão especial na vida da minha Eliza! Bjs
    p.s: o poema acabou saindo com as estofres desorganizadas na postagem, segue aqui na ordem certa se vc tiver como arrumar:

    Mamãe comprou um branco vestido,
    Não era vermelho ou anil.
    Nele há um especial sentido,
    Como poucos que já se viu.

    Já houve em outro momento,
    Um guardado com toda afeição,
    Aquele que usei há muito tempo
    No dia da minha benção.

    Pequenina e ornada com laços
    Ao meu primeiro vestido branco trajar
    Papai segurou-me em seus braços,
    Para dar-me um nome e abençoar.

    Tão pura e limpa eu era então,
    Com tempo para crescer e aprender
    Sobre o Plano de Salvação
    E minha glória merecer.

    Entre o que é certo ou errado
    Agora que já sei julgar,
    Escolho ser batizada,
    E meu segundo vestido branco usar.

    Mais uma vez estou livre do pecado
    E o caminho é claro para mim:
    A barra de ferro segurarei com cuidado
    Perseverarei até o fim.

    Como a lama suja meu vestido
    Os erros mancham minh’ alma,
    Mas se tenho me arrependido,
    Sei que tornará a ser alva!

    Serei ricamente abençoada
    Se de mim der o melhor
    Vestida de branco serei selada
    Pelo sacerdócio maior.

    Lutarei para o caminho certo trilhar,
    Hoje estou aqui testificando
    Na hora sagrada de me batizar,
    Usando meu segundo vestido branco.

    ResponderExcluir
  2. The Stainless Steel Handle on the Tinted Iron
    This stainless steel safety razor is a fine replacement tool and titanium rimless glasses it is designed to be 2016 ford fusion energi titanium worn with a titanium band rings 1 In stock at Tinted Iron Bar and Double Edge Safety Razor with remmington titanium Case titanium keychain No Blade  Rating: 5 · ‎4 reviews

    ResponderExcluir
  3. Eu amei tudo, estou nessa fase de planejar o batismo da minha pequena, só não entendi essa questão do vestido para entrar na água, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo recadinho.
Bjos

Binaa Lembrancinhas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...